Publicação em 16.06.14.

STM/Divulgação

imagemumamulher.JPG

Nova presidenta do STM tem 54 de idade

A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, do Superior Tribunal Militar, tomou posse ontem(16) no cargo de presidente da Corte. Pela primeira vez, o STM será presidido por uma mulher. Assumirá a vice-presidência o ministro Fernando Fernandes. Elizabeth completará o mandato do ministro Raymundo Cerqueira, que se aposentou.
Maria Elizabeth foi a primeira mulher nomeada em 2007, em quase 200 anos de história da Corte Militar, ocupando uma das três cadeiras previstas para a Advocacia.
Entre as prioridades da nova presidente - segundo informa a assessoria de imprensa do STM - "estão a digitalização dos arquivos do Tribunal e a luta pela inclusão de um representante da Justiça Militar da União no Conselho Nacional de Justiça". Ela também pretende promover algumas alterações nos códigos Penal e Processual Penal Militar, com vistas a modernizar a legislação especial.
Mineira de Belo Horizonte, Elizabeth é bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É mestre em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Católica Portuguesa, Lisboa, Portugal. Doutora em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Universidade de Brasília (UnB) e do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB).
Atualmente, cursa o Pós-doutorado em Direito Constitucional na Universidade Clássica de Lisboa. Exerceu o cargo de procuradora federal, tendo sido aprovada em primeiro lugar no concurso de provas e títulos.

www:espacovital.com.br